quarta-feira, 25 de abril de 2012

ÁGUA





água é uma substância química composta dehidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra.[2]



A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nosporos, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.

ÁGUA E OS SERES VIVOS

Todas as formas conhecidas de vida precisam de água. Os humanos consomem "água de beber" (água potável, ou seja, água compatível com as características de nosso corpo).
No corpo humano a água é o principal constituinte (entre 70% a 75%) e sua quantidade depende de vários fatores estabelecidos durante a vida do indivíduo, entre eles a idade, o sexo, a massa muscular, o aumento ou perda de peso, o tecido adiposo, e até mesmo a gravidez ou lactação.[21] A água é um componente essencial para o bom funcionamento geral do organismo, ajudando em algumas funções vitais, tais como o controle de temperatura do corpo, por exemplo.[22]

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Água

Somos feitos de água

Ao nascer, um bebé é constituído por mais de 70 % de água. À medida que crescemos, esta percentagem desce gradualmente, à medida que vamos acumulando gordura. Ainda assim, o organismo de um adulto é constituído por cerca de 60 % de água, que se encontra dentro e fora das células.
Cada célula é constituída por 70 a 85 % de água, sobrevivendo num meio também aquoso. E, sendo os diferentes tecidos e órgãos conjuntos de células, estes também são compostos por água. Além de ser o principal constituinte do corpo, a água desempenha ainda uma série de funções: permite-nos movimentarmo-nos, lubrificando as articulações e tonificando os músculos; regula a temperatura corporal interna através da transpiração; e, durante a gravidez, é o principal constituinte do líquido amniótico que protege e nutre o bebé.


Nutrientes e oxigénio a caminho das células

Sem água não seria possível transportar o oxigénio e os nutrientes até às células. O plasma do sangue é o meio através do qual circulam os nutrientes e o oxigénio é constituído por 95 % de água. Por isso, quando não há água ou quando esta é escassa, o transporte vital de energia e de outros elementos indispensáveis ao funcionamento das células fica imediatamente comprometido. Sem energia nem nutrientes, as células, os órgãos e todos os sistemas do corpo deixariam de funcionar.



Fonte:

http://www.fundacaoluso.pt/assets/img/artigos/PDF5_A_importancia_da_agua_no_corpo_humano.pdf


http://www.fundacaoluso.pt/



















Nenhum comentário:

Postar um comentário