segunda-feira, 29 de agosto de 2016

MEDICAMENTOS para HEPATITE C "FALSOS"



URGENTE - Medicamento falso - Sofosbuvir + Ledipasvir

ANVISA solicita apreensão e inutilização do SOFOSBUVIR + LEDIPASVIR da Pharco no Brasil

26/08/2016
RESOLUÇÃO-RE No - 2.291, DE 25 DE AGOSTO DE 2016


O Diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 151, V e VI, e o art. 54, I, § 1º do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n° 61, de 3 de fevereiro de 2016, e a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 99, de 02 de agosto de 2016; considerando o art. 62, caput e II, da Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976; 




- considerando o art. 7º, XV, da Lei nº 9.782 de 26 de janeiro de 1999; 

- considerando comunicado emitido pela autoridade sanitária norte americana Food and Drug Administration - FDA, informando sobre a comercialização do produto sem registro LEDSO, SOFOSBUVIR + LEDIPASVIR, 400 mg + 90 mg, lote 0022, cuja embalagem indica como fabricante a empresa Pharco Corporation, localizada em Alexandria, Egito; 

- considerando que, de acordo com o comunicado citado, a empresa informou que não comercializa o suposto medicamento e nem produtos compostos pela associação de sofosbuvir + ledipasvir, tratando-se, portanto, de falsificação 

RESOLVE: 

Art. 1º Determinar, como medida de interesse sanitário, a apreensão e inutilização, em todo o território nacional, das unidades do lote 0022, (Val 04/2017) do medicamento LEDSO, SOFOSBUVIR + LEDIPASVIR, 400 mg + 90 mg, em cujo rótulo consta o fabricante Pharco Corporation, localizada em Alexandria, Egito. 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. 
JOSÉ CARLOS MAGALHÃES DA SILVA MOUTINHO

- See more at: http://hepato.com/a_noticias/161_a_noticias_port.php#sthash.rpH6isTs.dpuf
FONTE:  http://hepato.com/a_noticias/161_a_noticias_port.php

domingo, 7 de agosto de 2016

Benefícios com a cura da hepatite C

Benefícios com a cura da hepatite C

04/08/2016 

A cura da hepatite C, chamada cientificamente de "Resposta Viral Sustentada" é o resultado ideal para os infectados. 

Um estudo realizado na Escócia no banco de dados do governo com 3.385 pacientes tratados para hepatite C entre 1996 e 2011 levantou nesses pacientes os eventos relacionados ao fígado, ou não relacionados, quando aconteceu a primeira internação grave pelo fígado, doenças cardiovasculares acontecidas, doenças respiratórias, neoplasias, intoxicação por álcool, intoxicação por drogas e lesões relacionadas com violência. 

Foi determinada a associação entre a cura da hepatite C e cada evento acontecido nos pacientes, para considerar a redução do risco relativo e o risco absoluto, comparando os eventos com a gravidade da doença hepática. Os 3.385 pacientes foram acompanhados durante 5,3 anos (em média). 

RESULTADOS 

- Os infectados com hepatite C que obtiveram a cura da doença apresentavam uma redução superior aos 75% do risco de mortalidade relacionada ao fígado com doença altamente elevada em comparação com os não curados. 

- A mortalidade por causas não relacionadas ao fígado foi 32% menor entre os infectados curados em comparação com os que não obtiveram a cura. 

- Foi observada uma redução de 30% no risco de hospitalização por doenças cardiovasculares nos que obtiveram a cura da hepatite C em relação aos não curados. 

Concluem os pesquisadores que em geral a cura da hepatite C é associada com um risco reduzido para uma variedade de problemas relacionados, ou não, ao fígado e que essa redução também depende de mudanças comportamentais e de estilo de vida, levando uma vida mais saudável. 

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Toward a more complete understanding of the association between a hepatitis C sustained viral response and cause-specific outcomes - Innes HA, McDonald SA, Dillon JF, Allen S, Hayes PC, Goldberg D, Mills PR, Barclay ST, Wilks D, Valerio H, Fox R, Bhattacharyya D, Kennedy N, Morris J, Fraser A, Stanley AJ, Bramley P, Hutchinson SJ - Hepatology. 2015 Aug;62(2):355-64. 


Carlos Varaldo

Fonte:
http://hepato.com/p_cura/028_cura_port.php