segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Primeiros comentários do AASLD 2012


Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22
Rio de Janeiro (21) 4063.4567 - São Paulo (11) 3522.3154 (das 11.00 às 15.00 horas)
e-mail: hepato@hepato.com  -  Internet:  www.hepato.com 

12/11/2012

Primeiros comentários do AASLD 2012

Estou em pleno congresso de fígado em Boston, o AASLD 2012, com quase 10.000 participantes.  Como é tradicional nas próximas semanas, a partir de meu regresso no dia 18, estarei enviando artigos sobre o que considero mais interessante das diversas apresentações, mas não podia deixar de fazer alguns comentários sobre o que já observei nos três primeiros dias do congresso.

HEPATITE B:

As novidades na hepatite B são referentes a melhorias nos tratamentos atuais confirmando dados de pacientes em tratamento por seis anos, os quais continuam com carga viral indetectável, sem criar resistência viral e, ainda, melhorando o estado do fígado. Também existem dados muito bons no tratamento combinado de interferon peguilado com tenofovir ou entecavir. Mas pouca coisa existe no horizonte em relação a novos medicamentos para um futuro próximo.

HEPATITE C:

Já na hepatite C as novidades são otimistas e ao mesmo tempo preocupantes.

Otimistas porque existem muitos medicamentos em fase três que apresentam resultados assombrosos, curando praticamente 100% dos pacientes em todos os genótipos, muitos deles tratamentos orais sem interferon, medicamentos esses que se tudo correr sem problemas nas pesquisas alguns deles poderão chegar ao mercado a partir de 2014 ou mais provavelmente em 2015.  Mas cuidado, pois até não finalizarem as pesquisas ninguém pode afirmar com segurança quando realmente esses medicamentos estarão realmente disponíveis.

Falei que são novidades preocupantes porque se observa que alguns médicos e pacientes estão deixando de tratar o genótipo 1 da hepatite C aguardando a chegada desses medicamentos que ainda se encontram nas fases de pesquisas.  Realizar o tratamento hoje com os inibidores de proteases é realmente complicado, devido aos efeitos colaterais e adversos, mas com o tratamento atual existe uma considerável e real possibilidade de cura.

Ninguém possui uma bola de cristal para adivinhar como vai progredir a doença em cada paciente ou, quando chegarão os novos medicamentos, quais serão os efeitos adversos ou quanto será o preço, que certamente serão muito caros.

Os infectados com o genótipo 1 e elevado dano hepático devem discutir amplamente com o medico sobre a conveniência de tentar tratar agora ou aguardar os novos medicamentos.  O médico vai explicar o que poderá acontecer se não tratar e o que poderá acontecer se tentar um tratamento agora com os inibidores de proteases.

Então será o paciente quem deverá decidir se trata imediatamente ou se aguarda pelos novos medicamentos, decisão essa de total responsabilidade do paciente, uma decisão pessoal de foro intimo.  O médico não poderá ser culpado se a decisão der errada.

Na minha opinião pessoal, se esse fosse meu caso, se eu estivesse infectado com genótipo 1 e a minha fibrose fosse F3 avançando para uma cirrose, ou se já estivesse com cirrose, eu tentaria neste momento o tratamento com os inibidores de proteases já que a possibilidade de cura é respeitável.  Fracassando, então terei uma nova oportunidade com a chegada dos novos medicamentos.  Bom, esse é meu pensamento, pois não sou de deixar passar uma oportunidade, aquela que temos hoje.

Até semana próxima


Carlos Varaldo
Grupo Otimismo

domingo, 4 de novembro de 2012

Notícias nas Hepatites - 05/11/2012



http://www.hepato.com
Agência de Notícias das Hepatites
Rio de Janeiro (21) 4063.4567 - São Paulo (11) 3522.3154
e-mail: hepato@hepato.com - Internet: http://www.hepato.com

Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22

O texto completo das notícias se encontra na página Web http://www.hepato.com


Próximo envio de notícias somente após o dia 18 de novembro


A partir do dia 7 estarei em Boston, Estados Unidos, onde por cortesia da organização estarei fazendo a cobertura do mais importante congresso de fígado do mundo, o Congresso AASLD da "American Association for the Study of Liver Diseases", do qual participam mais de 7.000 médicos do mundo todo.

Como tradicionalmente nas semanas seguintes divulgarei o mais importante que será apresentado.



Os testes rápidos para diagnosticar hepatite C conseguem resultados seguros

Resultados de uma meta-análise publicada na edição de 15 de outubro da revista científica "Annals of Internal Medicine" sugerem uma boa sensibilidade e especificidade para o diagnóstico da hepatite C.
Leia a matéria completa aqui: http://www.hepato.com/p_epidemiologia/testes_rapidos_2012_11_02.html



Nível baixo de vitamina D está associado a menor possibilidade de cura da hepatite C

Se está comprovado que níveis baixos prejudicam a possibilidade de cura da hepatite C porque ainda existem médicos que não realizam o exame de "25-hidroxi-vitamina D" nos infectados?
Leia a matéria completa aqui: http://hepato.com/p_resposta_ao_tratamento/vitamina_D_e_cura_2012_11_02.html



O tratamento da hepatite C impede o aparecimento de câncer no fígado

Ao analisar os dados conjuntos dos estudos observacionais os pesquisadores concluem que o tratamento da hepatite C com interferon e ribavirina reduz o risco de desenvolver câncer em 71% na comparação com pacientes que não recebem tratamento.
Leia a matéria completa aqui: http://hepato.com/p_cancer/tratamento_reduz_cancer_2012_11_02.html



O tratamento com inibidores de proteases não é custo efetivo em todos os pacientes

Estudo publicado na Hepatology comprova que nos pacientes infectados com o genótipo 1 que recebem tratamento pela primeira vez e apresentam fibrose F2 ou inferior, que apresentem resposta rápida ou que possuem um resultado CC do teste IL28B, o tratamento com interferon peguilado e ribavirina deve ser indicado, pois apresenta uma probabilidade de cura similar aos tratados utilizando os inibidores de proteases.
Leia a matéria completa aqui: http://hepato.com/p_tratamentos_medicos/custo_efetividade_dos_tratamentos_2012_11_02.html



Planos de Saúde poderão ofertar medicamentos de uso ambulatorial

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta quarta-feira, 31/10/2012, a Resolução Normativa Nº 310 que estabelece princípios para a oferta de medicação de uso domiciliar para beneficiários de planos de saúde portadores de patologias crônicas.
Leia a matéria completa aqui: http://hepato.com/p_planos_de_saude/planos_medicamento_ambulatorial_2012_11_02.html



Hepatite C - A bomba já está explodindo!

O levantamento mostra que mais da metade dos pacientes em acompanhamento no sistema de saúde, exatamente 57,68% dos pacientes, se encontram com fibrose avançada (F3) ou já com cirrose (F4).
Leia a matéria completa aqui: http://www.hepato.com/p_otimismo/bomba_viral_explodindo.html



Você sabia?


Que no Brasil 35.7% do preço dos medicamentos são impostos. Nos Estados Unidos, país rico, o imposto é de 6,3% e em países como a Colômbia, Canadá e Inglaterra os medicamentos de uso humano não pagam impostos.

O Brasil fica ainda pior na fotografia, pois os medicamentos veterinários pagam menos da metade que os medicamentos humanos, somente 14,3% de impostos.

Na impossibilidade de distribuir medicamentos gratuitos para todos, pelo menos o imposto deveria desaparecer, pois medicamentos não podem ser considerados como consumo superfluo, eles são uma necessidade para quem está doente.


Tratamento com os inibidores de proteases - Hepatite C
Planilha exclusiva para acompanhar o tratamento

Pacientes que estejam iniciando o tratamento com os inibidores de proteases Boceprevir (Victrelis®) ou Telaprevir (Inciveck® ou Incivo®) podem solicitar gratuitamente importante planilha de acompanhamento de todo o tratamento.
Leia a matéria completa aqui: http://hepato.com/p_tratamentos_inibidores/planilha_excel_2012_04_01.html



Importante - Colabore com o Grupo Otimismo

Para contribuir utilizando Boleto Bancário, Cartão de Credito ou debito em conta entre emhttp://www.hepato.com/banco.html ou visite nossa página.

Sua contribuição é necessária para poder manter a divulgação de notícias. Colabore com aquilo que estiver a seu alcance.











Para garantir que nossos comunicados cheguem à sua caixa de entrada, adicione o e-mailhepato@hepato.com na lista de e-mails amigos de seu provedor de internet.

Se desejar dar baixa do serviço, pode fazê-lo enviando um e-mail com a solicitação.